As Antigas Vespas



A apresentação dos primeiros 15 modelos da Vespa ocorreu em Abril de 1946 no Clube de Golfe de Roma. 
Os criadores da nova moto eram o empregador Enrico Piaggio e o engenheiro aeroespacial Corradino D'Ascanio.
Após a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte confortável, fácil de usar e barato.
Piaggio encomendou um primeiro esboço para engenheiro Renzo Spolti, em que o veículo novo chamado Paperino, o que significa patinho em italiano, com um design inspirado na moto dobrável usada por pára-quedistas ingleses.
 Primeiro protótipo do projecto não convenceu Piaggio. 
O engenheiro, que gostava mais de aviões do que de motos, projectou um veículo revolucionário para o aspecto do tempo: colocar o motor na roda traseira (eliminando a correia e óleo), e fazendo a roda dianteira articulados apenas por um braço, similar a um trem de pouso de um avião. 
Alguns modelos contam também com pneu sobressalente, localizado no lado oposto ao motor ou na carenagem que reveste o braço da roda dianteira. 
Diz a Lenda que quando Piaggio a viu, exclamou; Bela, parece uma vespa, em italiano), aludindo à forma do veículo, devido o desenho da frente, com as guias do retrovisor formando duas antenas, similar ao insecto vespa.
A Vespa continua até hoje em linha de produção, embora suas vendas tenham sido relevantes entre as décadas de 50 e 60, onde fora escolhida pelos jovens do Reino Unido conhecido como Mods e depois skinheads.

Comentários

Mensagens populares